CDER-RS avalia novos regramentos para o colegiado

Reunião debate novo regramento para colegiado de entidades regionais do RS. Créditos: Arquivo CREA-RS

A 2ª reunião ordinária do CDER-RS ocorreu, ao longo desta quinta-feira (11), com a participação dos coordenadores estaduais, Engenheiros Agrônomos Andrea Rocha e Lulo Correa, respectivamente, e os oito coordenadores regionais. A pauta tratou, predominantemente, das alterações do Regulamento do CDER-RS que serão levadas para aprovação no XIX Encontro Estadual de Entidades de Classe, que acontece no segundo semestre, em Santa Cruz do Sul.
“Essa atualização nos normativos que regram o colegiado representa um progresso para a operacionalização do Colégio de Entidades Regionais, que agrega as 72 entidades de classe registradas no Estado”, destaca a coordenadora estadual. Este processo de padronização nos procedimentos é uma ação proposta em nível nacional pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. “O Rio Grande do Sul, em aprovando este novo Regulamento, assume a posição de liderança no Sistema Confea/Crea em nível organizacional, tendo adequação de procedimentos padronizados, conforme orientação da Coordenação Nacional do Colégio de Entidades Regionais, do qual estou à frente”, esclarece Andrea.
O Confea conta com a representação das entidades de classe nacionais no Colégio de Entidades Nacionais (CDEN), recentemente criou as representações das entidades precursoras e regionais. Esta aproximação com as regionais integra o plano de atividades da atual gestão do Sistema Confea/Crea que visa a sustentabilidade financeira das regionais.
Estimular a criação de CDERs nos CREAs que ainda não possuem, também está na proposição do Confea, pois assim os profissionais poderão participar mais ativamente do Sistema. “Essa maior representatividade das regionais oportuniza a inclusão mais democrática e participativa no Confea e Creas, viabilizando o incremento de ações de valorização em prol dos profissionais.
Após análise do Regulamento, foi feita uma apresentação do 14º Congresso Estadual de Profissionais do Rio Grande do Sul, cuja etapa preparatória nas Inspetorias acontece nos dias 27 de abril e 04 de maio. Além de destacar a relevância dos temas em discussão que tratam sobre Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional, foi ressaltada a importância da representatividade das entidades e de seus associados nos Congressos Distritais.
Participaram os coordenadores regionais Alto-Uruguai, Eng. Agr. Luiz Pedro Trevisan; Fronteira Oeste, Eng. Agr. Lauro Remus; Litoral, Eng. San. Amb. Guilherme Carnizella Ribeiro; Metropolitana, Eng. Civil Guilherme Toniolo; Noroeste, Eng. Civil Alberto Stochero; Planalto, Eng. Agr. Bernardo Luiz Palma; Serra, Eng. Eletr. Fernando Luiz Carvalho da Silva; Sinos, Eng. Civil Jorge Luiz Köche; e Sul, Eng. Civil Adalberto Gularte Schafer.